Últimas Notícias

8/recent/ticker-posts

Eclipse solar: Acompanhe a transmissão ao vivo da NASA e do Observatório Nacional

 Fenômeno astronômico será observado em diferentes locais da América do Norte e terá transmissão online para todo o mundo

Contemple o esplendor cósmico: Eclipse solar total, um evento celestial de rara beleza, capturado em toda sua grandiosidade.

Um evento raro e fascinante está prestes a ocorrer nesta segunda-feira, dia 8 de abril: um eclipse solar total, que será visível em sua plenitude apenas em determinadas regiões da América do Norte. O fenômeno, que ocorre quando o sol, a lua e a Terra se alinham, promete proporcionar um espetáculo celestial para aqueles que estiverem na faixa de visibilidade. Para os que não puderem estar presentes nesse trecho privilegiado do continente, a NASA, agência espacial dos Estados Unidos, oferecerá uma transmissão ao vivo do evento em seu canal oficial no YouTube, a partir das 14h, horário de Brasília.

As áreas contempladas com a totalidade do eclipse solar abrangem desde a costa oeste do México até o leste do Canadá, atravessando diversos estados norte-americanos. No entanto, mesmo para quem não estiver nessa faixa geográfica, a tecnologia proporciona a oportunidade de testemunhar esse espetáculo cósmico sem precedentes. A transmissão disponibilizada pela NASA permitirá que espectadores de todo o mundo acompanhem cada fase do fenômeno em tempo real, através deste link.

O México terá o privilégio de testemunhar o início do eclipse solar. De acordo com informações fornecidas pela agência espacial estadunidense, cidades como Mazatlán e Torreón serão agraciadas com a visão desse evento astronômico singular.

Nos Estados Unidos, uma série de estados terá a oportunidade de presenciar o eclipse em sua totalidade, incluindo o Texas, Oklahoma, Arkansas, Missouri, Illinois, Kentucky, Indiana, Ohio, Pensilvânia, Nova York, Vermont, New Hampshire e Maine. Pequenas porções dos estados do Tennessee e Michigan também poderão experimentar o fenômeno em sua plenitude.

No Canadá, algumas regiões do sul de Ontário, Quebec, Nova Brunswick, Ilha do Príncipe Eduardo e Cape Breton serão agraciadas com a visão desse espetáculo cósmico.

Para os interessados em acompanhar o eclipse solar em língua portuguesa, o Observatório Nacional oferecerá uma transmissão ao vivo em seu canal oficial no YouTube, a partir das 12h30. O evento contará com a participação de renomados astrônomos, como Marcelo Domingues, do Clube de Astronomia de Brasília (CASB), e David Duarte, do Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL) e Usina da Ciência UFAL (AL) de Maceió (AL).

Além de exibir o eclipse em todas as suas fases, os especialistas que integram esse projeto científico estarão disponíveis para interagir com o público, compartilhando informações sobre astronomia, astrofísica, telescópios e técnicas de obtenção de imagens astronômicas. A mediação do evento será realizada pela Dra. Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional e gestora da Divisão de Comunicação e Popularização do ON.

Enquanto isso, para aqueles que estão se perguntando sobre o funcionamento do eclipse solar, a NASA oferece esclarecimentos. Esse fenômeno ocorre quando o sol, a lua e a Terra se alinham, total ou parcialmente. No caso do eclipse solar total, os três corpos celestes estão perfeitamente alinhados, e apenas quem estiver na área de sombra da lua poderá presenciar esse espetáculo cósmico de forma completa.

Já o eclipse solar parcial ocorre em regiões onde não há um alinhamento perfeito entre os corpos celestes, resultando na cobertura parcial do sol pela lua. Nessas áreas, as pessoas podem observar apenas uma parte do fenômeno, enquanto outras permanecem iluminadas pela luz solar.

Com a transmissão ao vivo fornecida pela NASA e pelo Observatório Nacional, este eclipse solar se torna acessível a uma audiência global, permitindo que pessoas de todas as partes do mundo apreciem a grandiosidade e a beleza desse evento astronômico singular.



#EclipseSolar #NASA #ObservatórioNacional #Astronomia #EventoAstronômico #TransmissãoAoVivo #Ciência #Cosmos #FenômenoCelestial #CuriosidadesEspaciais

Postar um comentário

0 Comentários