Últimas Notícias

8/recent/ticker-posts

Prometem cruzar os braços dia 11: Praia Grande sob ameaça de caos na coleta de lixo e limpeza urbana

 Greve geral de trabalhadores da Terracom pode paralisar serviços essenciais na cidade

Lixo acumulado em Praia Grande durante greve anterior dos trabalhadores da Terracom.

A cidade de Praia Grande, assim como outras da Baixada Santista, enfrenta a iminência de uma greve geral dos trabalhadores da Terracom, empresa responsável pela coleta de lixo e limpeza urbana na região. A paralisação, prevista para iniciar à 0h de quinta-feira (11), pode gerar um cenário de caos, com acúmulo de lixo nas ruas e consequente impacto na saúde pública e no meio ambiente.

A decisão pela greve foi tomada após assembleias realizadas pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana (Siemaco), nas quais os funcionários rejeitaram a proposta salarial apresentada pela empresa. Os trabalhadores reivindicam um aumento real de 1,6%, em linha com a média nacional de reajuste salarial, enquanto a Terracom oferece 5%.

Atualmente, o salário inicial de um coletor é de R$ 1.512, enquanto os varredores ganham R$ 1.454,22. O sindicato informa que 7,6% das empresas obtiveram um reajuste salarial superior à inflação, enquanto apenas 3,3% ficaram abaixo da média.

O impasse nas negociações entre o Siemaco e a Terracom coloca em risco a manutenção dos serviços essenciais de coleta de lixo e limpeza urbana em Praia Grande. A paralisação, caso se concretize, pode ter consequências graves para a cidade, como a proliferação de doenças, a poluição de rios e córregos, e o mau cheiro nas ruas.

O Siemaco argumenta que a proposta da empresa está abaixo da inflação e não atende às necessidades dos trabalhadores. A entidade sindical afirma que a greve é um direito legítimo dos trabalhadores e que a paralisação só será suspensa caso a Terracom apresente uma nova proposta que seja satisfatória para a categoria.

A população de Praia Grande acompanha com apreensão o desenrolar das negociações e espera que uma solução seja encontrada o mais rápido possível, a fim de evitar que a cidade mergulhe em um cenário de caos e insalubridade.



Tags: #PraiaGrande #Greve #Terracom #ColetaDeLixo #LimpezaUrbana #Siemaco #NegociaçãoSalarial #ServiçosEssenciais #SaúdePública #MeioAmbiente

Postar um comentário

0 Comentários