Últimas Notícias

8/recent/ticker-posts

GCMs são afastados após agressão a homem algemado em São Paulo

 Agressão registrada em vídeo gera repúdio e ação da Prefeitura

Imagens mostram agentes da GCM agredindo homem em situação de rua já algemado no Centro de São Paulo.

A Prefeitura de São Paulo afastou, nesta segunda-feira (8), três agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) envolvidos em um caso de agressão a um homem em situação de rua. O incidente, ocorrido no sábado (6), foi registrado em vídeo e amplamente divulgado nas redes sociais, gerando forte repúdio da sociedade.

As imagens mostram o homem já algemado sendo imobilizado e agredido com socos e chutes pelos agentes da GCM. A truculência da ação e a tentativa de intervenção de populares, que foram afastados por um GCM armado, chocaram a opinião pública.

O padre Júlio Lancellotti, conhecido por sua atuação em defesa da população em situação de rua, divulgou o vídeo e relatou que a agressão ocorreu durante uma ação de zeladoria da prefeitura na região. Segundo ele, os agentes queriam que o homem saísse do local para que a limpeza fosse realizada.

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana afirmou que as ações da GCM são pautadas pelo respeito à dignidade humana e que não compactua com condutas violentas. Um inquérito foi instaurado para apurar a conduta dos agentes envolvidos.



Tags: #violênciapolicial #direitoshumanos #populaçãoemsituaçãoderua #guardacivilmetropolitana #saopaulo

Postar um comentário

0 Comentários