Últimas Notícias

8/recent/ticker-posts

Golpe da “investigação bancária”: operação desmonta rede de fraude contra idosos em cidades da Baixada Santista

 Com envolvimento de suspeitos em mais de 10 estados, organização criminosa é desmascarada após enganar idoso com promessas de "ajuda da Polícia Federal"

Polícia desmantela quadrilha que usava engenharia social para roubar contas de idosos.

A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou uma operação em larga escala para desmantelar uma das maiores quadrilhas de fraude bancária do país, com foco na aplicação de golpes contra idosos.

Várias cidades da Baixada Santista, incluindo Santos e São Vicente, foram alvo da operação, que prendeu membros da organização e apreendeu evidências de sofisticados esquemas de lavagem de dinheiro.

Os suspeitos se aproveitavam da confiança das vítimas, fazendo-se passar por representantes bancários e oferecendo "assistência" para resolução de problemas financeiros. Em um dos casos, um idoso perdeu mais de R$1 milhão ao ser convencido de que transferências bancárias periódicas auxiliariam a polícia a capturar estelionatários – que, na verdade, eram os próprios golpistas.

A quadrilha, que já atuava em vários estados, dispunha de uma ampla rede de contas bancárias, usadas para "pulverizar" os lucros do golpe, dificultando o rastreamento.

A operação teve apoio do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e identificou movimentações financeiras de pelo menos R$6 milhões nos últimos 12 meses. De acordo com as investigações, os suspeitos possuíam dezenas de contas bancárias cada um, o que chamou atenção das autoridades pela sofisticação do esquema.


Tags: #BaixadaSantista #FraudeFinanceira #Polícia

Postar um comentário

0 Comentários