Últimas Notícias

8/recent/ticker-posts

Casal é preso em Mongaguá sob acusação de agiotagem, extorsão e tentativa de homicídio contra comerciante

Operação policial resulta na apreensão de armas, munições, drogas e cadernos de contabilidade; homem teria atirado na vítima em dezembro de 2024

Armas, munições, drogas e cadernos apreendidos pela Polícia Civil na operação que resultou na prisão de casal suspeito de agiotagem e crimes associados em Mongaguá. Foto: Polícia Civil/Divulgação.

Uma ação coordenada da Polícia Civil de Mongaguá, realizada na última quarta-feira (9), resultou na prisão em flagrante de um casal suspeito de operar um esquema de agiotagem e de envolvimento em crimes graves, incluindo extorsão e uma tentativa de homicídio contra um comerciante da cidade. O homem, de 49 anos, e sua esposa, de 43, foram detidos após o cumprimento de mandados de prisão preventiva em dois endereços distintos no município.

As investigações, conduzidas pela equipe do 1º Distrito Policial de Mongaguá com apoio da Delegacia Sede, apontam que o casal atuava conjuntamente na prática de empréstimos a juros abusivos. O caso ganhou contornos mais graves em dezembro de 2024, quando, segundo apurado pela polícia, o homem teria disparado uma arma de fogo contra o comerciante após um desentendimento referente ao pagamento de uma dívida oriunda de um desses empréstimos. Subsequentemente, a mulher teria passado a intimidar e ameaçar a vítima, pressionando-a pela quitação do valor devido.

A operação deflagrada na quarta-feira visou cumprir os mandados de prisão e buscar provas materiais dos crimes investigados. No primeiro endereço vistoriado, localizado na Rua Joaquim Isidoro Leite Júnior, no bairro Itaoca, os agentes encontraram um notebook e dois cadernos contendo anotações que podem estar relacionadas à contabilidade da agiotagem. Além disso, foram apreendidas dezoito porções de substância análoga à cocaína.

Em um segundo imóvel, situado na Rua Aureliano da Silva Arruda, a busca revelou um volume ainda maior de itens de interesse para a investigação. Foram localizados diversos documentos, notas promissórias, folhas de cheque em nome de terceiros, uma unidade central de processamento (CPU) de computador, duas armas de fogo do tipo revólver calibre 32, grande quantidade de munições – sendo cinquenta e sete de calibre 9 mm intactas e sete de calibre 32 mm intactas –, um estojo de calibre 32 mm já deflagrado, duas placas de veículos e outras dezoito porções de cocaína.

De acordo com informações da Polícia Civil, uma das armas apreendidas é compatível com a que teria sido utilizada na tentativa de homicídio ocorrida em dezembro do ano passado. Todo o material recolhido foi devidamente apreendido e será anexado ao inquérito policial como prova e indícios dos delitos.

O casal foi autuado em flagrante delito, possivelmente em decorrência da posse ilegal das armas, munições e entorpecentes encontrados durante as buscas. Ambos respondem a um inquérito policial que apura diversas práticas criminosas. O homem é investigado pelos crimes de homicídio tentado, usura (agiotagem), extorsão e lavagem de dinheiro. A mulher, sua esposa, responde pelas mesmas acusações, com exceção da tentativa de homicídio.

O casal permanece detido à disposição da Justiça, enquanto as investigações prosseguem para elucidar completamente a extensão do esquema criminoso e a participação de cada um nos fatos.



Tags: #Mongaguá #PolíciaCivil #Agiotagem #Extorsão #TentativaDeHomicídio #PrisãoEmFlagrante #SegurançaPública #LitoralSP

Postar um comentário

0 Comentários