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PEDÁGIO A CAMINHO: Instalações das primeiras praças avançam na Rodovia Padre Manuel da Nóbrega

Estruturas já surgem em Itariri e Pedro de Toledo; cobrança só começará após conclusão de obras e adequações de segurança, afirma concessionária

Instalação da nova praça de pedágio nas imediações de Itariri, uma das primeiras estruturas da Rodovia Padre Manuel da Nóbrega sob a gestão da iniciativa privada. Foto: Arquivo/Meramente ilustrativa.

As primeiras praças de pedágio da Rodovia Padre Manuel da Nóbrega (SP-055) começaram a ser instaladas seis meses após a concessão da via à iniciativa privada. Os locais escolhidos estão situados logo após a entrada de Itariri — para quem segue da Baixada Santista — e na saída para a BR-116, nas proximidades do bairro Musácea, em Pedro de Toledo. Uma das estruturas já se encontra em fase de testes, enquanto a outra ainda está em construção.

A escolha dos pontos para instalação chama a atenção por ocorrer em trechos considerados críticos: pistas simples, com topografia acidentada e histórico de acidentes graves. Apesar das obras em andamento, usuários que trafegam pela região já notam alterações como novas pinturas de solo e sinalizações. Contudo, ainda não foram implantados os chamados “olhos de gato”, dispositivos importantes para melhorar a visibilidade em condições de neblina, frequente na área.

Segundo o contrato de concessão firmado com o Consórcio Novo Litoral (CNL), a primeira fase prevê a implantação de pedágios eletrônicos nos quilômetros 236, 360, 369 e 389 da SP-055. A ativação desses sistemas só poderá ocorrer após a conclusão das obras de melhoria e adequações exigidas pelos órgãos reguladores, garantindo segurança e conforto aos motoristas.

O valor da tarifa será de aproximadamente R$ 2, conforme edital público. Está previsto, ainda, um sistema de descontos que poderá conceder abatimento de até 20% para usuários frequentes, por meio de cobrança automática.

Além das praças de pedágio, o consórcio informou que pretende instalar até 22 equipamentos de fiscalização de velocidade ao longo dos 212 km sob sua gestão — incluindo trechos das rodovias SP-088, SP-098 e SP-055. A localização dos radares já foi protocolada junto à Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP), que analisará as propostas em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP). A previsão é de que todos os equipamentos estejam operacionais até o fim do ano.

Em nota oficial, o consórcio esclareceu que a medida visa coibir o excesso de velocidade e prevenir acidentes, principalmente em áreas com maior índice de ocorrências. A concessionária reforça que os radares são ferramentas essenciais para a segurança viária.

Desde o início da concessão, em 1º de novembro de 2024, a CNL mantém uma operação 24 horas para atendimento aos usuários. A estrutura inclui UTIs móveis, serviço de guincho, inspeção viária, combate a incêndios e oito Postos de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAUs).

Também está em execução um programa de conservação viária, com foco em melhorias no pavimento, drenagem, sinalização e contenções. Para os municípios de Itariri e Pedro de Toledo, estão planejadas obras de duplicação em 29,3 km da via, construção de três pontes sobre os rios Areado, Azeite e Peixe, 3,1 km de vias marginais, 3,8 km de ciclovias, treze dispositivos de retorno, cinco novas passarelas, sete pontos de ônibus revitalizados e quinze passagens de fauna.

A Concessionária Novo Litoral afirmou que todas as informações sobre a futura cobrança de pedágio e demais serviços serão amplamente divulgadas com antecedência por meio de seus canais oficiais, reafirmando o compromisso com a transparência e a responsabilidade social.


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