Vítima, que acionou a PM por estar sendo ameaçada, teve pescoço comprimido e rosto alvejado com spray
Em um episódio chocante de violência policial, um homem negro foi imobilizado, teve o pescoço comprimido e, em seguida, recebeu spray de pimenta no rosto por um policial militar em São Paulo. O caso, que ocorreu na terça-feira (23), só ganhou repercussão nesta sexta-feira (26), após a viralização de um vídeo nas redes sociais.
As imagens, gravadas por um familiar da vítima, mostram o homem já rendido ao chão, com as mãos para trás, enquanto um PM o segura pelo pescoço e aplica o spray de pimenta em seu rosto. A ação brutal acontece mesmo com a vítima pedindo para que parem.
Segundo informações, a vítima teria acionado a Polícia Militar após ser ameaçada com uma faca por um inquilino da casa em que reside, devido a um pagamento de aluguel já efetuado. No vídeo, a dona do imóvel tenta defender o homem, mas é ignorada pelos policiais.
O deputado estadual Renato Freitas (PT-PR) compartilhou as imagens em seu Instagram e denunciou o abuso de autoridade por parte dos policiais. "É inadmissível que a PM aja dessa forma, com violência desmedida contra um cidadão já rendido. É preciso que os responsáveis sejam punidos exemplarmente", afirmou o parlamentar.
Em nota oficial, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) informou que os dois policiais envolvidos na ação foram afastados de suas funções e um Inquérito Policial Militar foi instaurado para apurar os fatos.
"A conduta contraria os protocolos operacionais da PM, que instaurou um Inquérito Policial Militar para apurar os fatos", afirmou a SSP-SP, ressaltando que a instituição "não compactua com desvios de conduta".
O caso se soma a uma série de episódios de violência policial contra a população negra no Brasil, expondo o racismo estrutural presente nas forças de segurança. É urgente que medidas sejam tomadas para coibir tais abusos e garantir que todos os cidadãos sejam tratados com respeito e dignidade, independentemente de sua cor ou raça.
A sociedade civil e as autoridades precisam se unir para combater o racismo e a violência policial. É necessário que os responsáveis por tais crimes sejam punidos e que medidas sejam tomadas para prevenir que novos casos aconteçam.
0 Comentários