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Início das obras do aeroporto de Guarujá é autorizado pelo Governo Federal: Realmente um investimento estratégico?

 Em meio a debates sobre prioridades, projeto de construção do terminal do aeroporto de Guarujá é autorizado e gera questionamentos

Visão aérea do futuro terminal do aeroporto de Guarujá, que está em fase inicial de construção e promete impulsionar o turismo na região com investimento do Governo Federal.

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), por meio da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), deu sinal verde ao processo de licitação para as obras de construção do novo terminal de passageiros do aeroporto de Guarujá, na Baixada Santista. A proposta, que se insere no Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC) para o setor aeroportuário, é financiada pelo Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) e visa impulsionar o turismo na região.

Com a expectativa de injetar aproximadamente R$ 3,5 milhões na construção do terminal, o governo aposta no projeto para dinamizar a economia local, com uma área de 300 metros quadrados destinada ao terminal, além de acesso e estacionamento de veículos. No entanto, o prazo de execução estipulado de apenas cinco meses para a conclusão das obras levanta questões sobre a viabilidade e a qualidade do empreendimento.

No último mês, o ministro do MPor, Silvio Costa Filho, esteve presente em Guarujá para realizar uma visita técnica ao local. Durante sua passagem, o ministro prometeu um investimento superior a R$ 40 milhões para que o terminal possa receber voos comerciais em breve. Segundo Costa Filho, a primeira etapa de investimentos será destinada à melhoria da pista, iluminação e asfaltos, enquanto uma segunda etapa será reservada para a construção de um novo terminal.

Apesar das promessas de desenvolvimento, os planos para o aeroporto de Guarujá enfrentam críticas e questionamentos. Especialistas apontam para a falta de transparência nos detalhes das obras e o risco de direcionamento inadequado dos recursos. Além disso, a prioridade dada a um projeto dessa natureza em meio a tantas outras necessidades básicas na região gera ceticismo quanto ao impacto real no turismo local.

A Prefeitura de Guarujá, responsável pela administração do aeródromo, e a Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear) projetam voos diários para diversas localidades, a serem definidas após estudos. No entanto, a falta de clareza sobre a efetiva demanda por esses voos coloca em xeque a real necessidade do investimento.

Em suma, embora o governo federal tenha autorizado o início das obras para o terminal do aeroporto de Guarujá, persistem preocupações legítimas em relação à efetividade e transparência do projeto, bem como à sua real contribuição para o desenvolvimento da região.



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