Últimas Notícias

8/recent/ticker-posts

Trem intercidades São Paulo-Santos: Governo confirma estudos de viabilidade e trajeto prioritário

 BID conduzirá análise de viabilidade do projeto, com previsão de conclusão em 2026 e licitação em 2027

O governador Tarcísio de Freitas anuncia estudos de viabilidade para o Trem Intercidades São Paulo-Santos, que deverá ter seu trajeto prioritário pela Rodovia dos Imigrantes.

O Governo do Estado de São Paulo confirmou a realização de estudos de viabilidade para a implantação do Trem Intercidades (TIC) que ligará São Paulo a Santos. O anúncio foi feito pelo governador Tarcísio de Freitas em entrevista coletiva após reunião do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) será responsável pela condução dos estudos, com previsão de assinatura do contrato entre junho e julho deste ano.

A análise de pré-viabilidade, que deverá ser concluída em 2026, avaliará a viabilidade técnica, econômica e ambiental do projeto, além de definir o traçado definitivo da linha. A expectativa é que a licitação para a construção e operação do TIC seja lançada em 2027.

O governador Tarcísio de Freitas indicou que o trajeto mais provável para o TIC seria pela faixa de domínio da Rodovia dos Imigrantes, com conexão à antiga linha Santos-Cajati para acesso à Baixada Santista. No entanto, outras três opções de traçado ainda estão em análise e serão avaliadas nos estudos de viabilidade.

A utilização da faixa da Imigrantes é considerada mais viável em termos de inclinação do trajeto e operação, segundo o governador. O secretário estadual de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, já havia mencionado a possibilidade de o TIC trafegar paralelo à Linha 9 da CPTM até a estação Pinheiros, ou próximo à Linha 2 do Metrô, na região da Santos-Imigrantes.

O antigo ramal ferroviário Santos-Cajati poderá ser utilizado para que o Trem Intercidades chegue até o Valongo, em Santos. Essa possibilidade já havia sido mencionada pelo secretário Rafael Benini em visita à região no mês passado.

O TIC São Paulo-Santos faz parte de um conjunto de projetos de investimento em mobilidade urbana sobre trilhos no Estado de São Paulo. Além do eixo Sul, que inclui o TIC, estão em análise projetos para trens intercidades ligando Campinas e Sorocaba à capital paulista. Também está previsto um eixo Leste, conectando São Paulo a São José dos Campos.

Somados aos projetos de Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) em Campinas e Sorocaba, os investimentos em mobilidade sobre trilhos no estado podem chegar a R$ 60 bilhões.

Com a conclusão dos estudos de viabilidade em 2026 e a realização da licitação em 2027, a expectativa é que as obras do Trem Intercidades São Paulo-Santos possam ter início nos próximos anos, impulsionando o desenvolvimento da região e oferecendo uma alternativa de transporte mais eficiente e sustentável entre a capital e a Baixada Santista.


Tags: #TremIntercidades #SãoPaulo #Santos #Mobilidade #Transporte #Infraestrutura #Investimento #Desenvolvimento #RodoviaDosImigrantes

Postar um comentário

0 Comentários