Últimas Notícias

8/recent/ticker-posts

Emboscadas virtuais: crimes de ódio contra homens gays em São Paulo

 Aplicativos de relacionamento se tornam palco de violência premeditada na região do Sacomã

Leonardo Nunes, de 24 anos, foi morto em uma emboscada na região do Sacomã, em São Paulo, por alguém que conheceu por aplicativo.

A região do Sacomã, na zona sul de São Paulo, tem sido palco de uma série de crimes de ódio contra homens gays, que são atraídos para emboscadas por meio de aplicativos de relacionamento.

As autoridades investigam a atuação de criminosos que se aproveitam de plataformas como Grindr e Hornet para marcar encontros com as vítimas, convidando-as para locais que supostamente seriam suas residências, mas que na verdade são ruas desertas e propícias para a prática do golpe.

Um dos casos mais recentes ocorreu na noite do Dia dos Namorados, 12 de junho, quando Leonardo Nunes, de 24 anos, foi morto após ser atraído para um encontro na Rua Rolando. A vítima havia marcado para ver um homem com quem conversava em um aplicativo de relacionamento.

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) está investigando os casos e o modus operandi dos criminosos. A unidade realiza diligências para identificar e prender os suspeitos.

A SSP-SP recomenda que os usuários de aplicativos de relacionamento tomem algumas precauções para evitar cair no "golpe do amor":

* Optar sempre por fazer chamadas de vídeo para se certificar de que é a mesma pessoa do perfil;

* Não passar dados bancários durante as conversas pelos aplicativos;

* Pesquisar sobre a pessoa com quem está conversando e desconfiar se o perfil foi criado há pouco tempo e não contém muitas informações;

* Escolher sempre locais públicos para realizar os encontros e não ir caso a outra pessoa queira mudar o local para um "mais reservado".

A violência contra a comunidade LGBTQIA+ é um problema grave no Brasil e no mundo. É importante que as autoridades tomem medidas para combater esse tipo de crime e garantir a segurança de todos os cidadãos.


Tags: #crimesdeódio #LGBTQIA+ #aplicativosderelacionamento #segurança #Sacomã #SãoPaulo

Postar um comentário

0 Comentários