Últimas Notícias

8/recent/ticker-posts

Eleições: Ferramenta Pardal contabiliza mais de 14 mil denúncias em apenas 10 dias de funcionamento

 São Paulo lidera como o estado com maior número de relatos de propaganda eleitoral irregular no país, revela aplicativo Pardal

Aplicativo Pardal registra mais de 14 mil denúncias de propaganda eleitoral irregular em apenas 10 dias de funcionamento.

No início da temporada de propaganda eleitoral, que teve início em 16 de agosto, o aplicativo Pardal Móvel, que se tornou um aliado crucial na fiscalização do pleito, foi lançado para permitir que eleitores denunciem irregularidades. Em meros dez dias desde a sua ativação, o aplicativo já registrou um impressionante total de mais de 14 mil delações relacionadas a propagandas eleitorais inadequadas.

Através das lojas de aplicativos móveis, Google Play e App Store, o Pardal possibilita que sejam informadas práticas eleitorais irregulares na internet e em outras formas de publicidade inadequada, conforme detalhado pelo próprio app. Os relatórios mais recentes, divulgados até as 18h da última segunda-feira, revelam que os estados brasileiros com a maior incidência de denúncias são São Paulo, com 2.820 casos, seguido por Minas Gerais (1.559), Pernambuco (1.556) e Rio Grande do Sul (1.233). Surpreendentemente, aproximadamente metade das denúncias está relacionada ao cargo de vereador.

O Pardal, concebido em 2012 pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) e utilizado experimentalmente em algumas localidades durante as eleições de 2014, foi integralmente adotado em todo o Brasil a partir das Eleições Municipais de 2016. Com melhorias implementadas no sistema de triagem das denúncias em 2018, o aplicativo tem facilitado o trabalho de investigação realizado pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e pelo Ministério Público Eleitoral.

A Portaria TSE nº 662/2024 determina o emprego do Pardal Móvel nas Eleições 2024 com o propósito de enviar as denúncias ao juízo eleitoral competente, empregando o poder de polícia eleitoral no trato das irregularidades de propaganda eleitoral específicas ligadas às candidaturas e ao ambiente local das eleições.

A essência do Pardal é motivar os cidadãos a se tornarem verdadeiros fiscais do processo eleitoral, atuando no combate à corrupção eleitoral. A grande inovação para este ano é a inclusão do recurso para relatar desvios nas campanhas eleitorais veiculadas na internet.

Para monitorar o andamento e os detalhes das denúncias feitas através do Pardal Móvel, os usuários podem recorrer ao Pardal Web. Já o Pardal ADM possibilita o envio de notificações automatizadas às pessoas, partidos políticos, federações ou coligações envolvidas, com um link específico para esclarecer a situação ou apresentar a documentação comprobatória necessária.



Tags: #Eleições #Pardal #PropagandaEleitoral #Fiscalização #CorrupçãoAuxiliadaPelosEleitores

Postar um comentário

0 Comentários