Reunião na Alesp debateu soluções para evitar transtornos e melhorar o sistema rodoviário que liga a capital ao litoral paulista
A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) foi palco de um encontro crucial esta semana, reunindo representantes da Frente Parlamentar em Defesa da Baixada Santista, Vale do Ribeira e Litoral Norte, da concessionária Ecovias, da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e da Polícia Rodoviária. O objetivo central da reunião foi a discussão de medidas para otimizar o funcionamento do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) e prevenir a recorrência de situações críticas como a recente interdição da Rodovia Anchieta devido à queda de uma passarela.
O debate ganhou urgência após o incidente ocorrido no dia 13 deste mês, quando um caminhão colidiu com uma passarela no quilômetro 52 da Via Anchieta, bloqueando completamente o tráfego em ambas as direções. Moradores da região que dependem da rodovia para trabalhar na capital paulista relataram ter enfrentado horas de espera em ônibus fretados, sem qualquer tipo de apoio ou informação por parte da Ecovias, gerando grande insatisfação e questionamentos sobre a capacidade de resposta da concessionária em situações de emergência.
A deputada estadual Solange Freitas, membro da Frente Parlamentar, enfatizou os graves problemas enfrentados pelos usuários durante o fechamento das duas pistas da Anchieta. Segundo a parlamentar, muitas pessoas ficaram presas em veículos por mais de dez horas, sem acesso a necessidades básicas como água, banheiros e assistência adequada. “Nosso objetivo ao trazer a Ecovias, a Artesp e a Polícia Rodoviária para esta reunião é encontrar soluções efetivas que contribuam para a melhoria do Sistema Anchieta-Imigrantes e, principalmente, evitar que situações tão dramáticas se repitam”, declarou a deputada.
Em resposta às críticas e buscando apresentar soluções concretas, o diretor-geral de concessões da Ecovias, Rui Klein, detalhou uma série de medidas que estão sendo implementadas para aprimorar a infraestrutura da rodovia. Ele destacou que a pista norte da Anchieta, utilizada para a descida ao litoral, está passando por uma requalificação para operar de forma reversa com maior segurança. As melhorias incluem a instalação de rampas de escape adicionais, novos radares de velocidade, câmeras de monitoramento inteligentes, reforço na iluminação e a construção de uma nova base operacional estratégica.
Um dos pontos mais relevantes da discussão foi a questão do transporte de ônibus e caminhões na descida pela Rodovia dos Imigrantes. De acordo com Rui Klein, essa prática atualmente não é aprovada pelo Corpo de Bombeiros devido a questões de segurança. Nesse contexto, ele informou que os estudos técnicos para a construção de uma nova terceira pista na Rodovia dos Imigrantes estão sendo direcionados para a criação de uma faixa exclusiva para veículos pesados com destino ao litoral.
Em um cenário de exceção, como o recente bloqueio da Anchieta, o diretor-geral da Ecovias sugeriu uma alternativa que poderia mitigar o impacto para os passageiros de vans comerciais reguladas pela Artesp. Klein propôs que, em situações emergenciais e sob um plano de contingência cuidadosamente coordenado a partir do Terminal do Jabaquara, em São Paulo, essas vans poderiam ser autorizadas a utilizar a descida da Rodovia dos Imigrantes. Essa medida visa oferecer uma opção de deslocamento para trabalhadores e moradores da região em momentos de crise, evitando que fiquem isolados por longos períodos.
A reunião contou com a presença de diversas lideranças políticas, incluindo o presidente da Frente Parlamentar, deputado Tenente Coimbra (PL), e os deputados Solange Freitas (União Brasil), Caio França (PSB), Paulo Mansur (PL) e Paulo Correa Jr. (PSD). Representantes da Ecovias, Artesp e Polícia Rodoviária também participaram ativamente do debate, demonstrando a preocupação conjunta em buscar soluções eficazes para os desafios do Sistema Anchieta-Imigrantes. As discussões e propostas apresentadas durante o encontro deverão ser analisadas e aprofundadas nos próximos passos, com o objetivo de implementar melhorias concretas que beneficiem os milhares de usuários que dependem diariamente dessas importantes vias de acesso entre a capital e o litoral paulista.
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