Afogamento na Vila Caiçara: Casal morre afogado em Praia Grande; filho adolescente é resgatado com vida

Incidente ocorreu em trecho sem monitoramento de guarda-vidas nesta sexta-feira (18); jovem recebeu atendimento médico após ter quadro revertido

Equipes de resgate e atendimento encontraram as vítimas na faixa de areia da Vila Caiçara, em Praia Grande. Foto: Arquivo/Reprodução.

Uma fatalidade chocou a Vila Caiçara neste feriado de sexta-feira santa (18), quando um casal, ambos com 43 anos de idade, perdeu a vida por afogamento após entrar no mar com seu filho adolescente, de 15 anos, em Praia Grande. O jovem conseguiu sobreviver e recebeu atendimento médico após ser retirado da água em situação de dificuldade.

O trágico incidente ocorreu em uma área específica da orla no bairro Caiçara, um trecho que, de acordo com informações divulgadas pelo Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), não conta com o monitoramento constante de guarda-vidas.

Equipes de resgate e atendimento foram mobilizadas para o local após o acionamento via telefone de emergência 193, reportando a ocorrência de afogamento. Profissionais da Unidade de Resgate e Salvamento Aquático (Ursa) do GBMar e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegaram à praia e encontraram as três vítimas já na faixa de areia, em estado de parada cardiorrespiratória.

Imediatamente, as equipes iniciaram manobras de reanimação na tentativa de restabelecer os sinais vitais das vítimas. Apesar dos intensos esforços no local, o pai e a mãe precisaram ser encaminhados às pressas para unidades de saúde distintas na cidade: a mulher foi levada ao Pronto-Socorro Samambaia, enquanto o homem foi transportado ao Pronto-Socorro Quietude. Infelizmente, em ambas as unidades, os óbitos do casal foram constatados.

O adolescente, por outro lado, teve seu quadro de saúde revertido ainda na praia, graças à rápida atuação das equipes de resgate. Após a reversão, o jovem foi levado e permaneceu sob cuidados médicos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Samambaia.

Por meio de nota, o GBMar expressou profundo pesar pela tragédia e aproveitou para reiterar a fundamental importância da prudência e dos cuidados ao frequentar áreas marítimas, enfatizando os riscos particularmente elevados em locais desprovidos de monitoramento por guarda-vidas. A corporação também destacou que a significativa variação de maré observada na sexta-feira (18) teve influência direta na força das correntezas e na formação de pontos de maior profundidade, popularmente conhecidos como "buracos".

A família era proveniente do município de Taboão da Serra, localizado na região metropolitana de São Paulo.



Tags: #PraiaGrande #Afogamento #Tragedia #LitoralSP #GBMar #Resgate #Noticias

Postar um comentário

0 Comentários