Últimas Notícias

8/recent/ticker-posts

Detran-SP fecha 121 autoescolas por fraude em 2025 e intensifica fiscalização

Capital paulista lidera cassações; casos incluem aulas fantasmas e provas inexistentes

Fiscais do Detran-SP intensificam operações e cassam registros de autoescolas envolvidas em fraudes em 2025. Foto: Divulgação/Detran/SP.

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) já encerrou as atividades de 121 Centros de Formação de Condutores (CFCs), popularmente conhecidos como autoescolas, somente em 2025. As penalidades foram aplicadas após a constatação de fraudes em diferentes etapas do processo de formação de motoristas, como aulas práticas e teóricas, além de provas aplicadas de forma irregular.

Entre os indícios que levaram às cassações estão veículos estacionados em frente às unidades em horários em que deveriam estar em circulação para aulas práticas, salas vazias durante períodos programados para instruções teóricas e ausência de instrutores ou alunos. Também foram registrados casos de exames teóricos computados como realizados sem que houvesse, de fato, aplicação da prova.

De janeiro a agosto deste ano, o Detran-SP promoveu 2.476 operações de fiscalização, um crescimento expressivo em relação às 1.527 ações do mesmo período de 2024. Naquele ano, oito autoescolas tiveram os registros cassados, 19 foram suspensas e 54 receberam advertências. Já em 2025, além das 121 cassações, foram aplicadas 47 suspensões e 241 advertências, representando um aumento de 62% na fiscalização.

Um dos casos que chamou atenção ocorreu em Itapevi, na Região Metropolitana de São Paulo, onde uma autoescola foi suspensa após fiscais constatarem que avaliações estavam sendo conduzidas de forma irregular já a partir da recepção. O Detran-SP instaurou processo administrativo que poderá culminar na cassação definitiva do credenciamento dos envolvidos.

A capital paulista aparece no topo da lista de cidades com mais registros cassados em 2025, com 28 ocorrências, seguida por Guarulhos (5) e Campinas (4). Em 2024, municípios como São José dos Campos e Bauru figuravam entre os mais penalizados, mas perderam posição no novo levantamento.


#DetranSP #Autoescolas #Fraude #Fiscalização #SãoPaulo #CNH #Trânsito

Postar um comentário

0 Comentários