Ação criminosa no calçadão da Praia da Guilhermina mobiliza guardas municipais; GPS permitiu localizar os suspeitos, presos na Vila Antártica
Guardas municipais em Praia Grande atuaram rapidamente após localização de suspeitos por GPS em caso de assalto na orla. |
Na noite de sábado (26), uma família foi surpreendida em um assalto à mão armada no calçadão da orla da praia de Praia Grande, no bairro Guilhermina. Dois indivíduos, sendo um maior e outro menor de idade, se aproximaram de um casal acompanhado de sua filha, renderam as vítimas sob ameaças e tomaram seus celulares, além de outros pertences de valor. O episódio, que se deu em um dos pontos de maior movimento da cidade, expôs o caráter audacioso e organizado dos criminosos, que fugiram logo após o roubo.
De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), assim que os criminosos fugiram, as vítimas prontamente acionaram a Guarda Civil Municipal de Praia Grande. Ao descreverem a abordagem, o casal relatou as características dos assaltantes, com detalhes sobre suas roupas, altura e outras particularidades que pudessem auxiliar na identificação dos suspeitos. Paralelamente, as vítimas notaram que um dos celulares roubados ainda estava com o sistema de GPS ativado e compartilharam o sinal com a equipe policial, o que permitiu acompanhar em tempo real a movimentação dos suspeitos pela cidade.
Diante da colaboração da família e das informações providas pelo GPS, os guardas municipais traçaram a possível rota de fuga dos indivíduos e rapidamente começaram a monitorá-los, o que direcionou a equipe ao bairro Vila Antártica, localizado a cerca de 5 km do local do crime. As buscas intensificaram-se na região, e pouco depois, os policiais identificaram dois jovens com características similares às descritas pela família.
Os suspeitos foram abordados em uma das ruas do bairro, e suas identidades foram confirmadas: o mais velho tinha 18 anos, enquanto o segundo era um menor de idade, com 15 anos. Ambos foram conduzidos pela equipe da Guarda Civil Municipal até a Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Praia Grande. No entanto, ao revistarem os suspeitos, os guardas não encontraram os celulares roubados nem armas de fogo em posse dos mesmos, sugerindo a possibilidade de que os objetos tenham sido descartados ou repassados a terceiros durante a fuga.
Durante o processo de reconhecimento, as vítimas foram chamadas à delegacia e confirmaram a identidade dos jovens ao visualizarem imagens dos suspeitos. Diante das evidências, ambos foram detidos, sendo o maior autuado por roubo e corrupção de menor, enquanto o adolescente foi encaminhado para medidas socioeducativas. A polícia ainda investiga o paradeiro dos aparelhos e dos outros bens da família, que não foram localizados até o momento da prisão dos envolvidos.
0 Comentários