Detento acusado de homicídio escapou por portinhola em menos de dois minutos enquanto realizava serviços internos
![]() |
| Câmera de segurança flagra o momento em que o detento atravessa a portinhola usada para a entrega de alimentos no CDP de Caraguatatuba. Foto: Reprodução. |
A manhã de quinta-feira (11) começou com um episódio que escancarou fragilidades na segurança do Centro de Detenção Provisória de Caraguatatuba, no Litoral Norte. Um preso conseguiu fugir da unidade prisional utilizando uma portinhola destinada à entrada de alimentos e objetos enviados por familiares, conhecida no sistema como “jumbo”.
Imagens de câmeras de segurança registraram toda a ação. O detento, que exercia funções de limpeza dentro do CDP, aproveitou a rotina interna, trocou de roupa e abriu a pequena passagem. Em menos de dois minutos, atravessou o espaço e deixou a unidade sem ser contido.
Segundo o Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo, o fugitivo é Maiky Entonny Venancio França, acusado de um homicídio ocorrido em junho de 2023, em um rancho localizado na região do Rio Grande, entre Rifaina, no interior paulista, e Sacramento, em Minas Gerais. O crime ganhou repercussão após a mãe da vítima contratar, por iniciativa própria, um investigador particular, diante da insatisfação com o ritmo das apurações conduzidas pela Polícia Civil mineira.
Com informações levantadas de forma paralela, Maiky foi localizado e preso em Ilhabela no dia 27 de fevereiro deste ano. Agora, volta a ser procurado pelas forças de segurança.
Em nota, a Secretaria de Administração Penitenciária informou que o chefe de departamento do CDP de Caraguatatuba foi exonerado. A pasta afirmou ainda que a Polícia Militar foi acionada imediatamente após a fuga e que equipes de policiais penais realizam buscas e rondas no entorno da unidade. Até a publicação desta reportagem, o foragido não havia sido recapturado.


0 Comentários