Brasil brilha no primeiro dia do Cannes Lions com 18 Leões, incluindo três de Ouro
A campanha "Patrocínio Limpo" da Consul para o Juventus da Mooca conquistou o Leão de Ouro em Cannes, celebrando a criatividade e a inovação na publicidade brasileira. |
O Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, o mais prestigiado do mundo, anunciou seus primeiros vencedores na segunda-feira, 17 de junho. O Brasil conquistou 18 Leões, sendo três de Ouro, seis de Prata e nove de Bronze, em categorias como Health & Wellness, Audio & Radio, Outdoor e Print & Publishing.
Entre os destaques, a campanha "Patrocínio Limpo", da Consul, desenvolvida pela agência DM9, levou Ouro na categoria Outdoor e Prata na mesma categoria. A iniciativa inovadora consistiu em patrocinar o centenário Juventus da Mooca, tradicional clube de futebol da zona leste de São Paulo, sem estampar a logomarca da empresa na camisa do time, contrariando a prática comum em acordos de patrocínio esportivo.
Outros dois Leões de Ouro foram para as campanhas "Uninterruptad", da Budweiser, criada pela Africa Creative, na categoria Audio & Radio, e "Thanks for Coke-Creating", da Coca-Cola, desenvolvida pela VML, na categoria Press & Print. Esta última ainda conquistou duas Pratas na categoria Outdoor.
O Cannes Lions segue até sexta-feira, 21 de junho, com o anúncio dos vencedores em outras 25 categorias. Empresas brasileiras inscreveram mais de 2 mil cases no festival, totalizando um investimento superior a R$ 10 milhões.
Uma das novidades desta edição é a categoria "Luxury & Lifestyle", voltada para a comunicação de bens e experiências de luxo. Além disso, a organização incluiu um campo obrigatório sobre o uso de inteligência artificial (IA) nos trabalhos inscritos, questionando se os participantes utilizaram ferramentas de IA na coleta de informações, concepção ou produção.
O Brasil também bateu recorde de jurados no festival, com 43 profissionais selecionados para avaliar os trabalhos, incluindo Anselmo Ramos e Diego Machado, presidentes dos júris de Brand Experience e Innovation, respectivamente.
0 Comentários