Unidade passará por obras de revitalização com recursos do Condesb, enquanto Santos assume demanda regional e teme sobrecarga
Fachada do Instituto Médico Legal (IML) de Praia Grande, que passará por reforma completa a partir de julho. |
O Instituto Médico Legal (IML) de Praia Grande, localizado na Vila Antártica, passará por uma reforma completa a partir de julho, com previsão de duração de dois meses. Durante esse período, os serviços de Medicina Legal de oito cidades da Baixada Santista serão concentrados no IML de Santos, gerando preocupações com uma possível sobrecarga na unidade santista.
A reforma do IML de Praia Grande, que já havia sido fechado para obras entre 2013 e 2017, incluirá revisão elétrica e hidrossanitária, troca de pisos, reforma do sistema de exaustão e circulação de ar do necrotério, substituição de portões, execução de rampas de acesso, revisão de cobertura, pintura e instalação de toldo. Os recursos para a obra foram destinados pelo Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb).
A Prefeitura de Praia Grande justificou a necessidade da reforma pela inadequação das instalações, visando oferecer melhores condições de trabalho aos profissionais e atendimento à população em um momento de dor. Vale ressaltar que, entre 2020 e dezembro de 2023, o IML de Praia Grande foi o único em funcionamento na região a realizar exames de corpo de delito, necroscópicos e liberação de corpos.
A concentração dos serviços em Santos, entretanto, levantou preocupações do presidente da Câmara Municipal de Santos, vereador Carlos Teixeira Filho (PSDB), que enviou um ofício ao Governo do Estado questionando o prazo para a conclusão das obras em Praia Grande. A Superintendência da Polícia Técnico-Científica afirmou que o IML de Santos, que também abriga o Instituto de Criminalística (IC), tem capacidade para atender a demanda regional sem prejuízos ao atendimento da população.
O IML de Santos, que voltou a operar integralmente no dia 3 de junho, com novos laboratórios e realização de exames clínicos, cautelares, audiências de custódia e necropsias, também prestará apoio ao IML de Guarujá, que realiza apenas exames clínicos em horários específicos.
0 Comentários