Projeto bilionário visa reduzir drasticamente o tempo de viagem e impulsionar o desenvolvimento de nove municípios, beneficiando cerca de 1,8 milhão de pessoas
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Mapa ilustrativo da possível futura linha do Trem Intercidades conectando a capital paulista à Baixada Santista, representando um marco na mobilidade regional. Foto: Divulgação/Governo de São Paulo. |
A rotina de milhares de moradores da Baixada Santista que se deslocam diariamente para a capital paulista poderá ser transformada com a implantação do aguardado Trem Intercidades (TIC) Eixo Sul. O projeto, orçado em R$ 15 bilhões, surge como uma promessa de desafogar o tráfego nas rodovias do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) e proporcionar uma alternativa de transporte rápido e eficiente entre as duas regiões.
A iniciativa da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) do Estado de São Paulo prevê a construção de uma linha férrea com extensão que pode variar entre 80 e 130 quilômetros. A expectativa é que o percurso seja realizado em aproximadamente 90 minutos, um tempo significativamente menor do que o registrado atualmente nas estradas, especialmente em períodos de alta demanda como feriados e durante o pico da safra no Porto de Santos, quando o trajeto pode se estender por até quatro horas. Em dias normais, a viagem de carro entre as cidades leva cerca de uma hora a uma hora e meia.
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Transporte ferroviário promete percurso da Capital até o litoral em 90 minutos. Foto: Divulgação/Governo de São Paulo. |
O acidente ocorrido na última quinta-feira (13) na Rodovia Anchieta, que resultou na interdição total da via por mais de 12 horas, reacendeu o debate sobre a urgência de soluções de mobilidade mais eficazes para a ligação entre a capital e o litoral. Para os usuários frequentes, a dependência exclusiva do sistema rodoviário expõe a vulnerabilidade do transporte em caso de imprevistos, impactando não apenas o tempo de deslocamento, mas também a economia e a qualidade de vida.
O Trem Intercidades Eixo Sul abrangerá nove municípios, com uma população estimada em 1,8 milhão de pessoas. Embora o trajeto exato ainda esteja em fase de definição, a expectativa é que a nova linha férrea impulsione o desenvolvimento econômico e social dessas localidades, facilitando o acesso a empregos, serviços e lazer tanto na capital quanto na Baixada Santista.
A fase de estudos para a concretização da obra está em andamento e tem previsão de conclusão para 2026. O cronograma estabelecido pela SPI inclui ainda a realização de audiência pública e a divulgação do edital de licitação. A expectativa é que o leilão para a execução do projeto bilionário seja realizado em 2027.
Além dos benefícios para os passageiros, a implantação do TIC Eixo Sul deverá gerar um impacto significativo na economia local, com a criação de cerca de 13 mil empregos diretos e indiretos durante a fase de construção e operação do sistema. A iniciativa representa um investimento robusto na infraestrutura do estado de São Paulo e sinaliza um avanço na busca por soluções de transporte mais sustentáveis e eficientes.
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