Falha em caminhão carregado de grãos provoca incêndio, interdição total da pista sul e congestionamento de 5 km no fim da tarde
![]() |
| Equipes de resgate trabalham ao lado das carretas destruídas após a colisão fatal que interditou a Rodovia Anchieta na altura de Cubatão. Foto: Divulgação/CCI/Artesp. |
Duas pessoas morreram em um grave acidente envolvendo carretas no Km 52 da pista sul da Rodovia Anchieta, na altura de Cubatão, no fim da tarde desta quinta-feira (27). A colisão em cadeia entre veículos de carga provocou incêndio, interdição total da pista por cerca de duas horas e um congestionamento de aproximadamente 5 km em um dos principais corredores de acesso à Baixada Santista.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu por volta das 17h10. Uma carreta carregada com grãos, por motivos ainda a serem esclarecidos, atingiu a traseira de outra composição que transportava o mesmo tipo de produto. O veículo que vinha atrás tombou e pegou fogo. As duas vítimas estavam na cabine dessa carreta e ficaram presas nas ferragens; ambas foram retiradas já sem vida.
Informações colhidas no local indicam que a carreta DAF seguia no sentido litoral quando, no trecho citado, teria apresentado falha no sistema de freios. Sem conseguir reduzir a velocidade ou desviar, o caminhão atingiu a lateral de uma carreta VW 25.420 e, em seguida, colidiu violentamente na traseira de uma carreta Iveco. Com o impacto, a Iveco foi projetada contra a traseira de uma outra VW 28.460, formando um efeito dominó entre os veículos pesados.
Após a sequência de batidas, a carreta Iveco teria feito o chamado “L”, ficando atravessada na pista e subindo sobre a mureta de concreto que separa as faixas. Nesse momento teve início o incêndio, que consumiu parte da estrutura do veículo e da carga, exigindo intenso trabalho das equipes de combate ao fogo e resgate.
Responsável pelo Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), a concessionária Ecovias precisou interditar totalmente a pista sul para atendimento da ocorrência, remoção das vítimas e das carretas. Para manter minimamente o fluxo em direção ao litoral, a pista norte teve a mão de direção invertida, passando a operar também no sentido descida. Ainda assim, motoristas enfrentaram vários quilômetros de lentidão. Apenas por volta das 19h50 a faixa 1 da pista sul foi liberada, permitindo a retomada parcial do tráfego.


0 Comentários